HABILIDADE:
EF03CO05 - Compreender que dados são estruturados em formatos específicos dependendo da informação armazenada.
Compreender que um computador recebe informações (entrada), processa essas informações e gera uma nova informação (saída), adquirindo uma noção elementar do conceito de informação.
A aula iniciará perguntando às crianças o que elas sabem sobre computadores.
Onde eles veem computadores?
Para que eles acham que servem?
Exemplo:
O corpo humano:
Entrada: Nossos olhos e ouvidos recebem informações do mundo. (Assim como o teclado, mouse, câmera do computador recebem informações).
Processamento: Nosso cérebro pensa sobre essas informações. (Assim como o "cérebro" do computador, a CPU, processa os dados).
Saída: Podemos falar, escrever, nos mover como resultado do que pensamos. (Assim como a tela, a impressora, os alto-falantes do computador mostram o resultado).
Entrada:
Como posso colocar alguma coisa (informação) dentro do computador? Exemplo: uma fruta.
Processamento:
Dentro do computador existe um "cérebro" que organiza e transforma essas informações.
Se colocamos os ingredientes de um bolo (entrada), o forno (processamento) transforma em um bolo delicioso (saída)".
Exemplos de Processamentos simples:
Matemática: Se digitamos "2 + 3", o computador processa essa informação e nos dá o resultado "5".
Texto: Se digitamos uma palavra errada, o computador pode processar essa informação e nos mostrar a palavra correta.
Imagem: Se tiramos uma foto escura, o computador pode processar a imagem para deixá-la mais clara.
Saída:
Tela: Ver um desenho, um texto, um jogo.
Impressora: Imprimir um desenho ou um texto.
Alto-falantes: Ouvir uma música ou um som.
Exemplo: Digitamos um texto (entrada), o computador processou as letras (processamento) e mostrou o texto na tela (saída) ou imprimiu (saída).
O computador recebe informações como entrada, a processa e gera nova informação como saída.
Atividade Plugada:

Nenhum comentário:
Postar um comentário